sexta-feira, 29 de junho de 2012
terça-feira, 26 de junho de 2012
ATIVIDADE FÍSICA: È GOSTOSO E FAZ BEM!
07:29
No comments
Eu sempre gostei das aulas de Educação física, agora que estou tendo a oportunidade de aprofundar um pouco mais no assunto estou vendo o quanto isso faz bem. Talvez você também já imaginava que é importante praticar atividades físicas, que claro, vão além da simples presença às aulas de Educação física na escola.
Essas atividades propiciam um excelente momento para relaxamento, socialização, ter auto disciplina, aumenta a auto estima, ajuda a evitar a obesidade e o colesterol elevado, melhora a postura, fortalece a capacidade cardiorespiratória, afasta dos vícios (cigarro, drogas...), estimula a superação e a capacidade de resolução de problemas e desafios, ensina a importância do trabalho em equipe, além de nos ajudar a desligar por um pouco dos estudos, da pressão do dia a dia, para citar apenas alguns dos benefícios de praticar atividade física.
O primeiro passo é descobrir o que você gosta de fazer, se é nadar, andar de bicicleta, caminhar , correr ou outra atividade, o importante é você praticá-la com prazer.
Atividade física não significa praticar só os esportes tradicionais da Educação física, como o futsal, o basquete, handebol, vôlei e outros, mas qualquer atividade que exercite seu corpo.
O segundo passo é descobrir a intensidade que você pode praticar, cada um de nós tem uma limitação e é preciso respeitar os limites do nosso corpo, pra isso deve consultar um profissional, seu médico ou um fisioterapeuta , por exemplo, assim vai ter segurança de praticar sua atividade na medida certa, com os melhores resultados.
Portanto, mesmo que de vez em quando, fique com aquela indisposição de se exercitar , o importante é não ficar parado, só sentado em casa vendo TV ou Jogando videogame, porque a mente e o corpo precisam se exercitar para uma vida mais saudável agora e quando a gente crescer e até mesmo garantir um bom desempenho nos nossos estudos. Então mexa-se.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Estudante inteligente alimenta corretamente
04:48
3 comments
Hoje irei abordar o tema alimentação saudável. Como é bom comer! Não é mesmo? Estava lendo matérias sobre alimentação e descobri uma coisa interessante: “O Cérebro gratifica a gente com sensações muito agradáveis por causa da alimentação que ingerimos.” Por isso temos sempre a tendência para comer demais. E na verdade nós somos o que comemos. Nossos hábitos alimentares revelam muito sobre nós mesmos, mais do que imaginamos e até do nosso futuro, por exemplo se vamos ter diabetes, pressão alta, doenças do coração, entre outras, mais precocemente em nossa vida, isto é mais cedo ou até evitar de adoecer destas doenças, ou evitar de tomar aquele tanto de remédio quando for ficando mais velho. Mesmo agora já podemos ter muitos benefícios por alimentar corretamente, tais como: Melhorar nossa capacidade de aprendizado, dar mais qualidade na formação da nossa massa óssea, dormir melhor, ter mais energia e disposição para o dia a dia e segue uma grande lista de motivos que deve nos influenciar a cuidar da nossa alimentação o mais cedo possível.
Percebi que a iniciativa para uma alimentação mais saudável deve partir de nós mesmos, porque muitos pais não estão preocupados ou pelo menos não supervisiona adequadamente seus filhos no que diz respeito ao número de refeições e lanches, a quantidade e a qualidade dos alimentos que nós consumimos, são permissivos e tolerantes com as propagandas de muitos alimentos que só nos empanturra de gordura, colesterol, açúcar e sal e para piorar as coisas um agravante, é que hoje em dia passamos muito tempo em frente a TV ou do videogame, atividades que consomem pouca caloria, com certeza esses erros ao longo da vida vai cobrar seu preço da nossa saúde, como a obesidade por exemplo.
Outro fator que me motivou a escrever este artigo para o Blog é que somos considerados pelos profissionais de saúde, um grupo de risco neste assunto da alimentação, sabe por quê?
Muitos na adolescência e pré-adolescência não se alimentam pela manhã, pulam algumas refeições substituindo-as por lanches e consomem alimentos preparados e refrescos ou refrigerantes demais.
Alimentar-se corretamente não significa comer só verdura, frutas e carne sem gordura, há muitas coisas gostosas para se comer, inclusive guloseimas que inevitavelmente faz parte da nossa fase de vida, mas que deve ser ingeridas adequadamente e em quantidades específicas.
Ao olhar para a pirâmide abaixo tente fazer uma análise da sua alimentação atual, e observe se está comendo na proporção correta, na base da pirâmide estão os alimentos que podemos comer mais, mas a medida que vai subindo estão os alimentos que devemos comer menos. Analise se a sua pirâmide alimentar está assim, ou será que está de cabeça pra baixo?
Algumas dicas:
1. Ingerir nutrientes em quantidade e qualidade adequadas ao crescimento, ao desenvolvimento e à prática de atividades físicas em cada faixa etária.
2. Variar a alimentação incluindo todos os grupos alimentares e evitar o consumo de refrigerantes, balas e outras guloseimas.
3. Priorizar o consumo de carboidratos complexos em detrimento dos simples (inferior a 25% do valor energético total).
4. Consumo diário e variado de frutas, verduras e legumes – ótimas fontes de calorias, minerais, vitaminas hidrossolúveis e fibras.
5. Restringir o consumo de gorduras trans e saturadas para profilaxia de aterosclerose e doença coronariana na vida adulta.
6. Estimular o consumo de peixes marinhos 2 vezes/semana.
7. Controlar a ingestão de sal para prevenir hipertensão arterial.
8. Consumo adequado de cálcio para formação adequada de massa óssea e profilaxia da osteoporose na vida adulta.
9. Controle do ganho excessivo de peso adequando-se a ingestão de alimentos ao gasto energético e ao desenvolvimento de atividade física regular.
10. Orientar o escolar e sua família sobre a importância de ler e interpretar corretamente os rótulos dos alimentos industrializados.
11. Evitar a substituição de refeições por lanches.
12. Estimular a prática de atividades físicas. Assunto que irei falar num próximo post.
13. Reduzir e limitar o tempo gasto com atividades sedentárias (TV, videogame e computador).
14. Incentivar hábitos alimentares e estilo de vida adequados para toda a família.
Bem, é isso gente, qualquer informação adicional técnica sobre o assunto consulte seu médico ou o nutricionista.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Como estudar em casa e ter mais sucesso nos seus estudos
06:36
No comments
Caros colegas, escolhi este assunto porque parece ser um desafio para qualquer estudante da nossa idade saber planejar bem o tempo para estudar em casa e melhorar as notas, afinal os atrativos são muitos desde o videogame, TV até as brincadeiras de rua e vejo ainda que o mais comum é estudar mesmo na véspera da prova e olhe lá.
Bem, primeiro preciso dizer que se você é um desses, precisa agir rapidamente para mudar seus conceitos, pois já estamos quase no final do primeiro semestre e se deixar para depois pode ser tarde para recuperar o tempo perdido, além disso aprender a planejar e a ter disciplina são coisas que serão úteis pelo resto da nossa vida.
Precisamos ter em mente que estudar em casa deve ser uma tarefa diária, não importa se tem tarefa ou não, deixar acumular matéria para repassar de última hora não é uma boa idéia, por muitas vezes pode surgir dificuldades e aí não vai haver tempo para tirar as dúvidas, indo fazer a prova ansioso e com muita insegurança que irão tirar sua concentração. Assim porque não tenta por em prática por um mês as dicas que vou dar a seguir, depois você verifica se valeu a pena ou não, mas tenho certeza que vai gostar da idéia e vai perceber o quanto é fácil estudar, as aulas se tornarão mais interessantes e as provas serão feitas como se fosse um exercício de tarefa pra casa.
Como Começar
1-Diga pra você mesmo: “Eu quero aprender a estudar para melhorar minha capacidade de aprendizado e vou conseguir”.
2-Quando você sair da Escola, almoce descanse um pouco, ou acorde tome o café da manhã e faça todas as tarefas de casa, depois comece a revisar a matéria dada em sala naquele dia ou do dia anterior pra quem estuda a tarde, estude a matéria no caderno, no livro, apostila e se não tiver busque na internet, porém quanto a matéria de matemática a única forma de estudar é resolvendo exercícios, seja refazendo os do caderno em uma folha a parte ou os do livro ou similares encontrados na internet. História, Geografia, Ciências não adianta decorar deve estudar com atenção para entender o conteúdo. Feito tudo isso, se der tempo, tenha seu momento de lazer.
3- Preste bastante atenção nas aulas e sugiro ter um caderninho para fazer anotações, das tarefas, de trabalhos e da explicação do professor para usá-lo mais tarde nos seus estudos em casa, mas não é anotar tudo que ele fala não, só aquilo que julgar importante ou mais difícil, no momento que ele estiver explicando, olhe pra ele e para o método de resolução que está usando, faça essas anotações após ele terminar.
4- Não tenha medo de perguntar, é melhor perguntar agora do que depois passar aperto para aprender sozinho.
5- Não ultrapasse quatro ou cinco horas no máximo de estudo, porque o cérebro cansa e não absorve, daí não vai adiantar nada seu esforço. Se tiver com toda a matéria em dia não estude na hora da prova é melhor relaxar, respirar com calma para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente.
9- Não durma tarde, o normal pra nossa idade é dormir pelo menos 8 horas, para acordarmos com boa disposição para as aulas.
10- Por fim lembre-se que uma alimentação equilibrada(assunto que vou abordar numa próxima postagem) é muito importante, e não esqueça de praticar algum exercício, além de ser saudável para eliminar a tensão do dia dia, prepara nosso corpo para agüentar mais uma maratona de estudo.
Marcos Vinícius.
domingo, 17 de junho de 2012
BEM VINDOS AO MEU BLOG
10:01
No comments
Olá pessoal! Todo o blog foi montado com muito carinho para que vocês sempre encontrem por aqui boas informações e orientações para seu dia dia. Faça bom proveito este blog terá a sua cara.
Marcos Vinícius.
Assinar:
Postagens (Atom)