Powered By Blogger

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Estudar em ano de Copa do Mundo!

Olá amigos, as férias já estão acabando e já é hora de pensar em planejar nossa jornada estudantil pra este novo ano letivo. Este que será um ano especial já que é ano de Copa do Mundo e a Copa é aqui no Brasil. Como diz o Galvão Bueno “Haja coração”! A Fifa já acredita que este será um dos melhores mundiais já realizados pela entidade e não é pra menos aqui é o país do futebol. Por isso já dá pra imaginar o que vem por aí.
Assim como o Brasil nós queremos fazer bonito em campo, isto é nos nossos estudos também, por isso estou escrevendo este artigo para o meu Blog afim de que você não confunda as coisas a ponto de deixar seus estudos de lado, relaxar e mergulhar de cabeça somente no clima do futebol e depois decidir na prorrogação sua aprovação para a próxima série, afinal não é nada legal deixar pra decidir uma partida nos pênaltis não é mesmo?
para decidir com categoria as provas e testes que virão. A seguir passo algumas super dicas pra você não chutar pra fora todos os seus esforços pra sair vencedor neste ano letivo.

1 - A primeira atitude a se tomar é organizar todos os materiais de estudo. Verifique a lista da escola se houver e confira o que irá aproveitar do ano anterior.

2 - Desapegue da papelada: Reserve ao menos um período para fazer a limpeza de armários e gavetas, analisando com cuidado o que dá para ser aproveitado e o que pode ser descartado. Ao mesmo tempo em que se livra de um monte de material sem maior utilidade, você pode fazer alguns "achados" úteis para o ano seguinte.

3 - Esses materiais dão uma visão geral sobre tudo o que foi trabalhado e permitem saber por exemplo quando precisar de gravuras para fazer trabalhos onde encontrá-las além de abrir as portas para a nova etapa que vem a seguir.

4 - Em todas as esferas de nossa vida esse é um bom momento para fazermos a avaliação do ciclo que se encerra e traçarmos os objetivos para o novo ciclo que se inicia. As promessas de fim de ano que o digam! E na escola não é diferente.  É importante analisar, por exemplo, quais foram os conteúdos trabalhados e as estratégias usadas, quais são os pontos que precisam ser melhorados, como foi o seu aproveitamento, em que áreas você teve maior dificuldade, o que poderá ser feito para evitar que estas dificuldades sejam resolvidas de forma mais eficiente. Vale a pena fazer uma lista com todas essas informações para balizar seus estudos neste ano. Por exemplo pode colocar na lista: Vou perguntar ao professor minhas dúvidas tão logo elas surgirem e não irei deixar para a véspera das avaliações, já na marca do pênalti. Vou fazer os exercícios de casa e prestar mais atenção nas correções dos mesmos em sala de aula.

5 – Estrategicamente será interessante pegar firme neste primeiro semestre, visto que haverá menos dias letivos, por lógica teremos menos matéria para estudar no primeiro e segundo bimestre, teremos vários feriados e é claro as férias antecipadas para assistir aos jogos do Mundial que vão de 12 de junho a 13 de julho. Já o segundo semestre terminará somente em 19 de dezembro conforme a resolução SEE 2.368 de 09/08/13. Será um semestre de poucos feriados visto que a maioria ocorrerão nos finais de semana. Então vamos tentar ganhar esta partida logo no primeiro tempo porque não será uma boa deixar pra fazer o resultado no segundo.
6 – Dentro das quatro linhas de um campo de futebol, os objetivos só serão atingidos se
houver cooperação, trabalho em equipe. E que para conquistar respeito é preciso respeitar quem está a seu lado, não importando as diferenças. Também é preciso aprender que deveres, como a observância das regras, precisam ser cumpridos; caso contrário, não há jogo, o mesmo ocorre dentro das quatro paredes de uma sala de aula.




7 – Com o futebol também se aprende que sem esforço não se chega a lugar algum. Dedicação, horas de treinamento e muito suor são necessários para alcançar a vitória. Esta também é uma lição importante, especialmente para nós estudantes, pois demonstra que só com comprometimento e empenho as conquistas são possíveis. Não existe caminho fácil para o sucesso.

8 – Que pra não perder o gol é preciso agir com absoluta consciência em cada milésimo de segundo, colocando em ação todo potencial de inteligência naquele instante decisivo até sair pro abraço. Quando pegar sua próxima prova pense nisso. Haja com absoluta consciência de si mesmo ao responder a cada questão, este é momento pra colocar em prática toda sua habilidade intelectual, seus recursos, conhecimento e inteligência. Esse momento é seu diga para si mesmo: “Vai que é sua Tafarell!”
Os que não fazem assim sempre aparece com questões facílimas que erram, chutam pra fora, ao passo que acertam as difíceis, que por ser difícil estava concentrado e a outra por ser fácil baixou a guarda e errou.
9 - Lidar com o sentimento do fracasso, por mais ínfimo que seja, nunca foi uma necessidade tão constante. O sabor da vitória, mesmo que superficial, nunca foi tão doce.  Neste mundo informatizado, movido por uma geração que nutre desde o berço o espírito competitivo, perder ou ganhar são variáveis que se reproduzem em quase tudo o que fazemos, seja na vida pessoal ou profissional. Se o Brasil será Hexa ou não, isso veremos em campo. Mas na nossa vida é preciso absorver que futebol é apenas um esporte, é entretenimento, um time perdendo ou ganhando, continuaremos trabalhando, estudando enfim a vida precisa seguir normalmente. Ou seja saber absorver as derrotas e prosseguir de cabeça erguida é outra importante lição que aprendemos do futebol. Se não se sair bem no primeiro bimestre como planejado, a palavra superação cai bem nesta hora.
10 - No futebol, a lição que tratamos aqui faz toda diferença para separar os ganhadores dos perdedores.
Na nossa realidade estudantil, esta mesma lição divide os alunos que têm sucesso dos que não têm. Como no futebol, não se escolhe o resultado na hora do jogo. Prepara-se para o resultado que se quer alcançar antes. O jogo é só um momento e na Escola  também. As notas, os resultados desejados, no final tudo é somente consequência das lições que fizemos ou deixamos de fazer.
Assim meus amigos siga as regras do jogo, mas se algo começar a dar errado mude seu esquema tático, troque peças do lugar, afinal não se consegue resultado diferente se continua fazendo tudo igual e quando a bola rolar, seja na quadra da educação física ou nos estádios da copa, a altura que a bola subir vai depender da força e da habilidade do seu chute. Talvez a maior alegria do futebol é a capacidade de compartilhar a felicidade do resultado. O jogador compartilha com a equipe, com a torcida. Alegrias que você também poderá ter neste ano letivo, poderá compartilhar com os colegas, com a equipe da escola e com a família. Afinal èÉ É é do Brasiiiiillllll!!!!!


0 comentários:

Postar um comentário