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quinta-feira, 8 de maio de 2014

Cursos on line nas Escolas Públicas



Olá meus amigos e seguidores do meu blog, muito obrigado pela atenção e o carinho de sempre,  muito agradecido pelos quase 3.000 acessos,  sejam mais uma vez bem vindos e sintam todos a vontade para ler todos os meus posts aqui no blog.



Hoje em especial vou falar sobre um assunto que é inédito, talvez ninguém ainda teve esta percepção pedagógica.

O maior pecado do ser humano é a rotina”, já dizia o Tristão de Ataíde.  Por isso, é fundamental que o ser humano seja desafiado.  Assim, pode sentir-se em constante desenvolvimento e aprendizado.
O ser humano encontra forças incríveis diante dos mais diversos desafios: crises econômicas, doenças, catástrofes, etc.  Daí a importância de se trabalhar com metas pessoais e profissionais motivadoras que levem à conquista e à mobilização de forças individuais e coletivas desde cedo.

Podemos observar a importância dos desafios para o ser humano, o quanto ser desafiado motiva-o a fazer o melhor de si, a reinventar soluções.
Pensando nisso desde o ensino fundamental os alunos já deveriam começar a fazer cursos on line nas aulas de biblioteca. Claro que não seriam cursos de módulos avançados, mas cursos sobre relacionamento interpessoal com colegas e professores, Sobre regras de futsal, a importância da Educação física, a importância dos valores, sobre bichos,  enfim uma equipe de pedagogos desenvolveriam os cursos e uma equipe técnica montaria os cursos numa plataforma colorida, lúdica e amigável para torná-los mais atrativos aos alunos e divertido realiza-los.
Este contato proporciona ao aluno desenvolver gosto pelo auto aprendizado e uma experiência fundamental para o seu crescimento pessoal e maturidade psicossocial. Ao realizar as atividades interativas do curso on line, as provas e ver os vídeos,  o aluno desenvolve um senso crítico e aumento da capacidade de contextualização de conteúdos e a oportunidade de explorar temas com maior profundidade. O Professor de biblioteca acompanharia na base de dados a produtividade dos alunos e os cursos que estão realizando e o aproveitamento, devendo entre as centenas de cursos terem os de livre escolha e os direcionados de acordo com o interesse pedagógico.


A realização de um curso pode significar a leitura de dezenas de livros, porém tudo condessado de forma objetiva e interessante.

Não precisa nem dizer que este novo método de aprendizagem influenciará o aluno no futuro a querer melhorar, capacitar para crescer profissionalmente, fato tão necessário num mercado de trabalho altamente competitivo e exigente. As próprias empresas hoje já possuem suas plataformas de cursos on line e exigem que seus funcionários realizem tais cursos para melhorar o desempenho de seus colaboradores.
Prender a atenção dos estudantes, que estão cada vez mais conectados, não tem sido uma tarefa fácil para os educadores. O problema se torna cada vez maior conforme os alunos ficam mais velhos. Nas salas de aula do Ensino Médio, é muito comum os professores disputarem a atenção dos estudantes com aparelhos eletrônicos, celulares ou smartphones. Por isso, o momento é propício para tornar a tecnologia - e a sua turma - uma aliada em sala de aula. "O uso de recursos tecnológicos que estão presentes no dia a dia dos alunos pode ajudar a aproximá-los dos temas tratados em sala, além de servir como estímulo para o estudo", afirma Marly Navas Soriano, professora de Informática Educativa da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo.
Mas por onde começar?  Bem,  cada escola já deveria ter um site, dentro deste pode muito bem ser colocado a plataforma de cursos on line para os alunos acessarem, mas o ideal seria que a Secretaria de Educação do Estado ou mesmo o MEC, desenvolvesse os cursos e as Escolas apenas disponibilizasse acesso aos mesmos, durante a aula de biblioteca ou que os alunos pudessem acessá-los em casa, talvez até junto com os pais e outros familiares. 

O mais legal é que o sistema ao final do curso emitirá um certificado de conclusão para imprimir, isso já motivaria todos a realizar os cursos, principalmente se oferecer ainda ao aluno a possibilidade de compartilhar nas redes sociais a sua conquista.
Se a iniciativa é válida ou não já se pode notar na enorme quantidade de portais que já existem oferecendo tais conteúdos para os alunos porém com acesso pago.
Considerando que a Educação deve ser prioridade, talvez esta realidade não esteja tão longe de ser alcançada.





“Tem gente que coleciona chaveiro, caneta, chapéu ... eu coleciono conhecimento.”

Marina Cabreira

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